Somos bombardeados diariamente sobre novos conceitos, palavras, categorias, muitas vezes complicando o simples. O mundo da cerveja não é exceção e também foi atingido por “raios gourmetizadores”. Calma! Estamos aqui para descomplicar e explicar de forma simples esse novo mundo encantador da cerveja.
![](https://beermatic.com.br/wp-content/uploads/2021/08/art01.jpg)
![](https://beermatic.com.br/wp-content/uploads/2021/08/art02.jpg)
O que é cerveja?
Antes de falar da cerveja artesanal, vamos entender o que é cerveja. A cerveja é uma bebida fermentada na qual o álcool é obtido pela fermentação de amido sacarificado, normalmente advindo do malte de grãos como cevada, trigo e centeio.
A cerveja é uma bebida muito antiga e que acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Desde o seu surgimento na Suméria há mais de 8.000 anos atrás, vários povos continuaram produzindo cerveja, cada um do seu jeito, conforme os ingredientes e a tecnologia da época permitiam. Com o passar dos anos, isso foi dando origem a diversos tipos – denominados tecnicamente de “estilos” – diferentes de cerveja, que nos acompanham até hoje.
Só que um destes estilos de cerveja, criado na República Tcheca, caiu no gosto do povo e suas variações vieram a dominar o mundo. Em 1842, na cidade de Plzeň, surgia a famosa cerveja Pilsner. E uma das adaptações deste estilo desenvolvida no pós-guerra, a American Lager, veio a representar mais de 90% do consumo mundial de cerveja.
American Lager é o nome técnico daquelas cervejas de sabor massificado que no Brasil se chama de “tipo Pilsen”, com cor amarelo-palha, aromas tímidos de malte e baixo teor de amargor dos lúpulos. São cervejas muito fáceis de beber e baratas de se produzir, dois fatores fundamentais para a sua popularização e eventual domínio do mercado cervejeiro mundial.
O que é cerveja artesanal ou craft beer?
Cerveja Artesanal é a mais pura tradução de Craft Beer, ou seja, são cervejas produzidas quase que de “forma caseira”. Várias micro-cervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas como cervejarias artesanais pelo cuidado que têm com sua produção desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos.
Ao ouvir falar em Cerveja Artesanal, pense em cervejas especialmente cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos muito interessantes e diversificados. São cervejas produzidas com foco na variedade de cores, aromas e gostos, utilizando técnicas e receitas tradicionais. São produtos gastronômicos, que harmonizam com os mais diversos pratos, assim como o vinho e outras bebidas. Quase sempre são produzidas em pequenas quantidades, por empresas familiares, que atendem principalmente a região onde estão inseridas, fortalecendo a economia local e gerando empregos.
Agora que você entendeu as diferenças, lembramos que não existe certo ou errado, existe o seu paladar, seu jeito, e o seu momento de consumo. Bem-vindo(a) ao mundo fantástico da cerveja. E lembre sempre: APRECIE COM MODERAÇÃO.
AboutMarcelo Dezembro
Posts Relacionados
Chope ou Cerveja?
Esta é discussão clássica nas mesas de qualquer boteco e não faltam especialistas. A...
Qual o Prazo de Validade do Chope?
Uma vez definida a sua linha de chopp TAP WALL ou BEERSTATION, devemos garantir a...