O crescimento expressivo do mercado de cerveja draft ou cerveja de barril impulsionado pelas mais de 1.383 micros cervejarias registradas no Brasil (fonte: Mapa – Agosto 2021), impactou diretamente no ecossistema do sistemas de refrigeração para linhas de chopp ou chopeiras. Essa evolução abriu novos mercados e produtos da categoria de chopp trazendo uma diversidade de chopeiras e novas terminologias que ajudaremos a desvendar.
Chopeira Elétrica
A chopeira elétrica é recomendada pelo alto nível de mobilidade e versatilidade atendendo alta demanda com maior agilidade. Basta uma tomada elétrica, que permite a extração do chopp em 5 minutos na temperatura de 0 a 1 grau e chegando ao consumidor na temperatura ideal de consumo entre 3 e 5 graus.
O modelo BEERMATIC STATION é a pioneira no mercado com choperia elétrica com autosserviço de 1 Torneira ou 2 Torneiras recomendados para a venda em diversos canais de distribuição como eventos, bares, churrascos, condomínios, praças de alimentação, entre outros.
Chopeira a Gelo
A chopeira a gelo é indicada para pessoas físicas (consumidor final) para uso doméstico ou em pequenos eventos. Por ser simples, fácil de operar/transportar e não precisar de energia elétrica, atende a uma demanda pequena considerando que a vazão de saída do chopp é mais lenta. Atenção somente pelo volume de água que é gerado pelo gelo derretido, demandando um monitoramento constante para reposição do gelo.
Chopeira a Gás
A chopeira a gás pode ser uma melhor opção para bares tradicionais com grandes fluxos de clientes. O sistema tradicional consiste em manter fixa em uma trave ou parede conectada a uma câmara fria para manter os barris em temperatura controlada e o resfriamento do chopp é feito por serpentina com gelo. Assim você não precisa ter bombas manuais devido a existência do cilindro de gás carbônico CO2, que empurra o chopp até a torneira conseguindo separar o chopp da espuma por mecanismo automático.
Em resumo, para extrair um chopp de 0 a 1 grau da chopeira e chegar entre 3 a 5 graus ao consumidor, o estabelecimento deve ter espaço para armazenar os barris refrigerados em uma câmara fria e colocar gelo na serpentina. Este é um equipamento que demanda maior investimento e gestão operacional, que vale a pena somente para um alto volume de vendas.
Kegerator
O Kegerator é um refrigerador que foi projetado ou alterado de forma artesanal para armazenar e dispensar barris. Podemos dizer que é geladeira comercial (igual que armazenam bebidas em supermercados ou lojas de conveniência) adaptada com uma linha de extração de chope. Apesar de apresentar um boa relação de custo-benefício para baixo volume de vendas, o sistema de refrigeração do chopp é através da refrigeração do barril dentro do refrigerador, ou seja, na troca de barril em temperatura ambiente deverá esperar entre 3 a 4 horas para atingir um temperatura de extração adequada.
Câmara Fria
A câmara fria é um refrigerador que possibilita o armazenamento de grande quantidade de barril com controle de temperatura, permitindo melhores condições de consumo do chopp provendo maior prazo de consumo do chopp. Não existe um padrão de tamanho podendo ser fabricada de acordo com o espaço disponível do estabelecimento. Geralmente, é instalada em uma das paredes do estabelecimento no próprio local de consumo e realizando a extração do chopp diretamente do barril para a torneira através da parede.
É um refrigerador que compartilha uma parede com o bar, mantendo os barris perto do ponto de distribuição para que o chopp possa ser sugado diretamente através da parede, do barril para a torneira.
Devido ao maior investimento inicial, é indicada para estabelecimentos que buscam ofertar maior diversidade de estilos de chopps e com alto volume de vendas.
AboutMarcelo Dezembro
Posts Relacionados
Chopeira elétrica, Gelo, Gás ou Kegerator?
O crescimento expressivo do mercado de cerveja draft ou cerveja de barril impulsionado...